Detran Espírito Santo divulga lista de selecionados para CNH Gratuita

A CNH Social é um programa criado pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) que surgiu para ajudar o cidadão brasileiro, oferecendo a 1ª habilitação gratuitamente, além da mudança de categoria para quem já possui o documento.

Segundo o governo, acredita-se que quem tem habilitação para conduzir um veículo tem 50% mais chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Conheça Mais Regras e Estados do CNH Social

As categorias mais procuradas são a A (motos) e B (carros), embora todas as categorias sejam contempladas pelo programa.

Os cidadãos que já se inscreveram no programa precisam ficar atentos ao CNH Social 2020 resultado, mas antes vamos explicar brevemente os principais aspectos do programa para você conhecer.

Quem Pode Participar?

Esse programa está presente em muitos estados e cidades brasileiras, mas não em todas, por isso, é importante que você consulte o site do Detran da sua região.

O CNH Social ES também está presente em outros estados, como Ceará, Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais.

Abaixo, você confere alguns requisitos básicos exigidos na maioria das cidades. Alguns deles podem variar dependendo da região. O limite de renda, por exemplo, costuma variar entre 2 e 3 salários mínimos.

 Confira:

  • Ter idade compatível com a faixa etária determinada que vai de 18 a 27 anos;
  • Possuir uma renda per capita de até 2 ou 3 salários mínimos;
  • Saber ler e escrever para poder fazer a prova teórica.

Como você pode perceber, o programa não faz grandes exigências. Jovens entre 18 e 27 anos que sejam alfabetizados e recebam até 2 ou 3 salários mínimos por família podem se inscrever!

Como Fazer a Inscrição?

Para fazer a sua inscrição e poder tirar a sua CNH Social, você terá que visitar o site ou o Detran da cidade onde você mora, pois cada região tem um procedimento diferente.

Em alguns estados, é possível realizar a inscrição pela internet, facilitando muito a vida do cidadão. Em outros lugares, é preciso aguardar o período de inscrições e matrícula e realizar os procedimentos pessoalmente.

 Onde Conferir o Resultado?

Como estamos no final de 2020, as inscrições para o programa CNH Social 2020 ainda não tiveram início. Naturalmente, os resultados também não saíram ainda. Quando isso acontecer, você poderá conferir aqui no blog e também nos sites oficiais do programa de cada estado.

No momento, os Detrans do Espírito Santo, Paraíba e Ceará divulgam os resultados em seus sites. Veja como conferir:

  • Espírito Santo

Acesse esse endereço e verifique os selecionados na 1ª e 2ª chamadas. 

  • Paraíba

Acesse esse endereço e clique em “Lista de Selecionados”. Depois, selecione sua região e confira a classificação. 

  • Ceará

A listagem completa de candidatos selecionados pelo CNH Social no Ceará pode ser verificada nesse link